Sobre a AAFC

As atividades da Fanfarra Marcial Walther Weiszflog de Caieiras, ou simplesmente Fanfarra de Caieiras, como é mais conhecida, começaram no ano de 1970, nas dependências da então Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Walther Weiszflog. A cada ano a corporação se tornava mais conhecida, realizando apresentações em várias cidades. O número de componentes também aumentava, de forma que alunos de outras escolas, e até de outros municípios, começaram a participar do grupo.

Em meados de 1988, devido à grande proporção que o projeto atingiu, os dirigentes da Fanfarra verificaram a necessidade de oficializar sua existência perante os órgãos públicos e vislumbraram a fundação de uma entidade de caráter comunitário com objetivos sociais e educativos, sem caráter político, racial ou religioso, e sem finalidade lucrativa, para promover o desenvolvimento integral da juventude de Caieiras através de projetos culturais.

Por meio dessa associação seria possível angariar recursos financeiros através das mensalidades dos associados para auxiliar no desenvolvimento das atividades da fanfarra, assim como possibilitar a captação de recursos junto ao poder público e iniciativa privada.

A Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras (AAFC) foi então fundada oficialmente em 1º de março de 1988, sendo registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas no ano seguinte, no dia 19 de janeiro de 1989.

Em 1998 a Prefeitura Municipal de Caieiras disponibilizou um de seus imóveis para que a AAFC constituísse sua Sede Social, onde seriam realizadas suas atividades, aulas e ensaios, o que é feito até hoje. A Escola Estadual Joaquim Osório de Azevedo, vizinha da Sede da AAFC, também permitiu que determinados espaços da escola, o pátio e a quadra, fossem utilizados para a realização de atividades da entidade.

Em 2005, a AAFC obteve o registro no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e em 2007, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Ao mesmo tempo, as atividades da Fanfarra de Caieiras tomaram maiores proporções, com um grande aumento do número de alunos devido aos projetos realizados nos bairros do município. Para que a AAFC continuasse a oferecer alimentação, material didático, instrumentos musicais e transporte de forma gratuita para todos esses novos alunos, foi necessário solicitar um auxílio-subvenção para a Prefeitura Municipal de Caieiras, o que foi atendido a partir do mês de julho de 2007. Dessa forma, todos os anos a Associação faz a prestação de contas correta e pontualmente, o que possibilita a renovação do auxilio financeiro para o ano seguinte.

Em 2009 a entidade foi a contemplada no Programa Pontos de Cultura, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A AAFC foi um dos 300 projetos selecionados dentre cerca de 1200 em todo o Estado.

As mais recentes conquistas foram a aprovação no ProAC Edital "Território das Artes" e no Edital de Premiação de Iniciativa da Rede de Pontos de Cultura, ambos em 2018.

DIRETORIA ATUAL

Diretor-Executivo: Renato Masiviero

Vice-Diretor Executivo: Aroldo Apº da Silva

Secretária: Shirley Vaz

Diretor Financeiro: Silvana Lúcia Barbosa

Diretor Musical: Auro Fernandes de S. Silva

Diretor Patrimonial: Wanderlei Cavallaro

Regente: Auro Fernandes de Souza Silva

Coreógrafa: Silvana Lucia Barbosa.

ATO CONSTITUTIVO

Estatuto Social:

http://www.fanfarradecaieiras.org.br/downloads/estatutoaafc_2018_versaofinal.pdf

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!