O que é uma Fanfarra?

Quando falamos em “fanfarra”, logo se imagina um grupo de jovens uniformizados, marchando e tocando cornetas e bumbos num desfile cívico, tendo a sua frente meninas carregando as bandeiras do pavilhão nacional. Atualmente, uma fanfarra pode oferecer uma maior diversidade artística, e não só a música, sem deixar de trabalhar o civismo e a marcialidade tradicionais.

Além do corpo musical e do pavilhão nacional, uma fanfarra pode apresentar:

- corpo coreográfico: grupo que desenvolve movimentos de expressão corporal, movimentos de dança e movimentos coreográficos e de malabarismo com bastões e bandeiras.

- balizas: grupo que desenvolve movimentos de balé, ginástica artística e ginástica rítmica e seus aparelhos – bola, arco, massas, fita, corda -, exigindo um grande aperfeiçoamento técnico.

Até mesmo o corpo musical se encontra mais elaborado que as fanfarras de anos atrás, que possuíam apenas cornetas, caixas, bumbos e pratos.

Agora são utilizados instrumentos de sopro como cornetas, cornetões, flugelhorns, trompas, bombardinos e tubas, todos adaptados para utilização em fanfarras.

Também temos a disposição instrumentos de percussão erudita - tímpanos, metalofones, pratos sinfônicos, acessórios, etc. – e percussão popular – tumbadoras, triângulos, pandeiros, etc.

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!