Data: 02/03/2010

Fanfarra de Caieiras participou do 2º Fórum Paulista de Pontos de Cultura

A Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras, recém selecionada no Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura através do projeto "Fanfarra de Caieiras: uma Fanfarra do Futuro", participou da 1ª Teia e 2º Fórum Paulista de Pontos de Cultura, na qual foi representada pela maestrina da Fanfarra Célia Bitencourt, que também é coordenadora do projeto.

O evento foi realizado na cidade de Guarulhos, no período de 26 a 28 de fevereiro e 1º e 2 de março de 2010. "Foi uma experiência maravilhora vivênciar tantas formas de cultura diferentes num mesmo espaço, num mesmo evento.", disse a maestrina Célia Bitencourt. "Além disso, conhecer tanto fazedores de cultura e trocar experiências, vivências e informações não tem preço! Foi realmente muito produtivo.", completa.

Na ocasião, Célia Bitencourt foi apresentada pelo Supervisor de Cultura de Várzea Paulista, o músico e contador de causos Eufraudísio Modesto Filho, ao idealizador do Programa Cultura Viva: o secretário de Cidadania Cultural do MinC, Célio Turino. "Ele é uma pessoa fantástica! No seu discurso para a plenária do fórum, disse que todos nós já éramos pontos de cultura há muito tempo. E isso é a pura verdade!", relatou Célia.

Teia e Fórum Paulista

A Teia Paulista "Tá na Rede é Ponto", busca ser um grande encontro de Pontos de Cultura, além de uma oportunidade para as diversas manifestações da cultura paulista compartilharem impressões, conhecimentos e técnicas entre si. É um espaço também para trocar experiências sobre os mais diferentes temas como juventude, meio ambiente e novas tecnologias, entre outros.

O 2º Fórum Paulista dos Pontos de Cultura teve como objetivos discutir e posicionar-se sobre a conjuntura do Programa Cultura Viva hoje; apresentar o relatório final das atividades da Comissão Paulista de Pontos de Cultura (CPPC) e da Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPC); sugerir planos de mobilização para fortalecimento das ações em favor da cultura do país e apresentar propostas de organização estadual dos Pontos de Cultura, empregabilidade e sustentabilidade.

O evento teve também a cobertura do programa Metrópolis, da TV Cultura: http://mais.uol.com.br/view/1571471

Programa Pontos de Cultura

No dia 31 de agosto de 2009 a Fanfarra de Caieiras se inscreveu no Programa Pontos de Cultura, parceria da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com o Ministério da Cultura. O projeto "Fanfarra de Caieiras: uma Fanfarra do Futuro", que foi elaborado pela maestrina da Fanfarra Célia Bitencourt baseado nas atividades já desenvolvidas pela entidade, não foi selecionado logo dentre os 300 primeiros, mas ficou em sétimo lugar entre os 150 suplentes, caso os primeiros escolhidos apresentassem alguma impossibilidade de assumir sua vaga.

Finalmente, no dia 23 de dezembro de 2009 foi divulgada a 1ª convocação de Suplentes do Programa Pontos de Cultura, dentre os quais estava o projeto da Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras.


Veja também:

» Álbum de fotos: Teia e Forum Paulista dos Pontos de Cultura

» Galeria de vídeos: Teia e Forum Paulista dos Pontos de Cultura

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!