Data: 28/12/2009

Fanfarra de Caieiras tem projeto aprovado no Programa Pontos de Cultura

O dia 28 de dezembro de 2009 foi muito especial para a Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras. A entidade caieirense, representada por seu diretor-executivo Renato Masiviero, assinou o contrato do Programa Pontos de Cultura, firmado entre a entidade, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura (Minc).

Através da Secretaria da Cultura de Caieiras, a Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras, assim como outras entidades do município, foi informada da abertura das inscrições para o Programa Pontos de Cultura. A Fanfarra desenvolveu o projeto e providenciou toda a documentação exigida.

A inscrição do projeto ocorreu em 31 de agosto de 2009 e teve duas fases de avaliação. Na primeira, ocorreu a revisão de documentação apresentada pela Fanfarra, a qual foi aprovada. No município de Caieiras, outras 4 entidades também foram pré-selecionadas, como a Orquestra de Caieiras, a escola de Samba Unidos de Laranjeiras, o Bruno do Circo e a Associação Cultural de Caieiras.

Já na segunda fase, que teve seu resultado divulgado em novembro, as 300 entidades dentre as 1.200 inscritas foram escolhidas. A Fanfarra não foi selecionada logo dentre as 300 primeiras, mas ficou em sétimo lugar entre as 150 suplentes, caso os primeiros escolhidos apresentassem alguma impossibilidade de assumir sua vaga.

Finalmente, no dia 23 de dezembro de 2009, foi divulgada a 1ª Convocação de Suplentes do Programa Pontos de Cultura, dentre os quais estava o projeto da corporação caieirense, "Fanfarra de Caieiras: uma Fanfarra do Futuro".

Programa Pontos de Cultura

O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva e articula todas as demais ações do Programa Cultura Viva. Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, tornam-se Pontos de Cultura e ficam responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades.

O Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária.

A instituição selecionada como Ponto de Cultura receberá anualmente R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) durante 3 (três) anos, totalizando R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais), dos quais cerca de 73% devem ser gastos com contratação de serviços. Dessa forma, será possível para a Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras contratar monitores que antes eram voluntários e não recebiam qualquer remuneração pelos serviços prestados. Além disso, a entidade poderá realizar diversos workshops e oficinas, que serão abertos a toda comunidade.

Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras

A Fanfarra de Caieiras, como a entidade é conhecida na cidade e em todo território nacional, realiza suas atividades desde 1970!

O grupo, que começou como uma simples fanfarra de escola, transformou-se numa das corporações mais respeitadas do Brasil. Em 1988 oficializou suas atividades através da criação da Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras. Apesar da entidade sempre ter mantido sua Sede na região central do municipio, desde 1990 passou a realizar oficinas gratuitas de educação musical e dança em diversos bairros da periferia da cidade, através da parcerias com escolas e outras ONGs.

Após o falecimento do fundador e maestro da Fanfarra de Caieiras, professor Zilton Bicudo, a Associação passou por uma reestruturação. Em 2004, toda a documentação da entidade foi atualizada, o que viabilizou uma série de conquistas posteriores: em 2005 foi registrada no Conselho Municipal de Assistência Social e no Conselho Nacional de Assistência Social; em 2007 passou a receber um auxilio subvenção da Prefeitura Municipal de Caieiras para custear o transporte e alimentação dos alunos nos ensaios; em 2008 foi registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A mais recente vitória da Fanfarra de Caieiras foi a aprovação do seu projeto no Programa Pontos de Cultura.

http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/?page_id=31

http://www.cultura.sp.gov.br


Veja também:

» Álbum de fotos: Programa Pontos de Cultura, assinatura do Contrato na SEC

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!