Data: 24/04/2015

Vagas abertas para cursos na Fanfarra de Caieiras

A Fanfarra de Caieiras abre, neste início de ano, vagas para quem tiver o interesse em aprender música, expressão corporal e, consequentemente, participar de apresentações e campeonatos com o grupo. As vagas atendem os mais variados talentos! Se você ainda não sabe tocar ou dançar, não tem problema! A Fanfarra possui excelentes professores e uma metodologia de ensino desenvolvida tanto para os alunos iniciantes como intermediários.

Conheça abaixo um pouco mais de cada curso: Dentro da fanfarra existem vários grupos: Pavilhão Cívico, Balizas, Corpo Coreográfico, Mór e Corpo Musical. Os trabalhos desses grupos consistem em expressão corporal e musical, sendo que as Balizas e o Corpo Coreográfico possuem um trabalho mais voltado a dança. O naipe das Balizas é o único que exige algum tipo de experiência prévia, devendo a interessada estar cursando aulas de balé e ginástica artística ou rítmica, além de participar de um processo de seleção para iniciar os ensaios.

Para quem gosta de manipular bandeiras e marchar, porém não pretende praticar a dança, existe o Pavilhão Cívico, um grupo de suma importância que vai a frente da Fanfarra carregando o escudo da corporação, as bandeiras nacional, estadual e municipal, e outros adereços como estandartes, flâmulas e bastões.

No Corpo Musical são utilizados instrumentos de percussão e de sopro. Na percussão, além dos tradicionais instrumentos marciais que caracterizam uma fanfarra, como os bombos, pratos e caixas, também aparecem outros, de acordo com o tipo de música. Na medida do avanço dos estudos, o aluno terá contato com todos. Por exemplo, nas populares podem ser utilizados pandeiro, triângulo, congas, bongôs, agogô, etc... Já para as músicas sinfônicas se fazem necessários instrumentos de percussão característicos de orquestras, como tímpanos, xilofone, vibrafone, bombo sinfônico. etc. No sopro a Fanfarra possui instrumentos da família dos metais, quais sejam: os trompetes, fluguelhorns, trompas, trombones, euphoniuns e tubas. O repertório é variado, formado por músicas populares de vários estilos, de forma a agradar a todos nas apresentações, e músicas sinfônicas belíssimas, para emocionar e impressionar nos concursos e campeonatos que a corporação participa.

Algumas pessoas se destacaram na Fanfarra de Caieiras, se dedicando de tal maneira aos estudos, que hoje ingressaram em grupos muito importantes. Um exemplo recente é o músico Rafael Dalchau, que entrou na fanfarra quando tinha aproximadamente 11 anos, e, depois de muito esforço, hoje aos 20 anos estuda na UNESP (uma das universidades mais conceituadas do país), e é músico da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre outros grupos dos quais vem participando.

A Fanfarra de Caieiras além de exercer a função cultural e de lazer, também desenvolve um papel social. Durante os ensaios, são ensinados valores de respeito, companheirismo, cidadania e responsabilidade. Dessa forma, a corporação tem como objetivo não apenas formar artistas, mas sim bons cidadãos.

Em setembro de 2015 a Fanfarra de Caieiras completará 45 anos de existência, tendo conquistado nesse período mais de 500 troféus, dezenas de títulos nos mais variados concursos, dentre eles os de Octacampeões Nacionais e Eneacampeões Estaduais. Você quer continuar a escrever essa história? Participe da Fanfarra! Para conhecer mais sobre o que é uma fanfarra, clique aqui.

Para entrar em contato conosco, clique aqui , ou compareça nos ensaios na Sede da Fanfarra de Caieiras, localizada na Rua João Dártora, 382, Centro, Caieiras. Horário do ensaio geral: aos sábados, das 13h às 18h.

Colaboração: Ruan Della Torre

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!