Data: 26/07/2009

Fanfarra de Caieiras faz sucesso em Jambeiro

No dia 26 de julho de 2009 a Fanfarra Marcial Walther Weiszflog de Caieiras participou de mais um Concurso de Fanfarras e Bandas, desta vez na cidade de Jambeiro, no Vale do Paraíba. Os componentes da corporação levaram com muito orgulho o nome da Cidade e apresentaram um ótimo trabalho artístico, consagrado com os troféus de 3º lugar para o Corpo Musical, 2º lugar para o Corpo Coreográfico e 3º lugar para a Baliza.

Depois de sete anos longe das competições, a Fanfarra de Caieiras repetiu o sucesso obtido em maio no Concurso de Jaguariúna, conquistando e arrancando elogios de todos, inclusive das fanfarras adversárias. “A rivalidade entre as corporações existe apenas ‘dentro das pistas’, pois fora delas todas têm o mesmo objetivo, que é desenvolver projetos sócio-culturais de qualidade”, diz o diretor Renato Masiviero.

Além das apresentações para as quais a Fanfarra de Caieiras foi convidada, o foco do grupo neste momento é a preparação para a Final do Concurso Estadual de Fanfarras e Bandas, que ocorrerá no dia 20 de setembro de 2009 na cidade de Lorena. “Estamos no caminho certo para ter uma corporação cada vez mais bonita e maior”, diz a maestrina Célia Bitencourt. “Através do trabalho social que a Associação Amigos da Fanfarra de Caieiras desenvolve nos bairros, cada vez mais jovens estão se interessando em participar do projeto!”, completa.

“Nosso corpo musical ficou a apenas 1,15 pontos do 2º colocado, o corpo coreográfico a apenas 1,8 pontos do 1º colocado. Visto que as outras fanfarras possuem um grupo muito mais experiente, significa que nossos alunos, apesar de iniciantes, estão realmente se empenhando e estudando com afinco!”, afirma o professor José Branco Zuglian.

Segundo a maestrina Célia Bitencourt, outro fato muito interessante que ocorreu foi a reação dos músicos presentes ao ver que a Fanfarra de Caieiras trouxe novamente uma novidade ao mundo das fanfarras: a trompa! A corporação caieirense estreou neste anoesse instrumento, que antes era utilizado apenas em orquestras e bandas e agora foi adaptado para a utilização em fanfarras simples. "Isso já é uma tradição! Em 1988 a Fanfarra de Caieiras foi a primeira fanfarra simples a tocar com tubas e bombardinos lisos. Paraadaptar as trompas utilizamos a mesma técnica dessa época: adquirimos instrumentos que já não podiammais ser tocados, pois estavam comos pistos muito comprometidos, e adaptamos para o nosso grupo", completou.


Veja também:

» Álbum de fotos: Concurso de Fanfarras e Bandas de Jambeiro

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!