Data: 28/11/2011

Você sabe a diferença entre Fanfarra e Banda? Célia Bitencourt explica:

Fanfarra Simples tem instrumentos da família da percussão (caixa,bumbos, pratos, tímpanos, xilofone, vibrafone, etc) e instrumentos da famíliados metais, mas sem nenhum pisto (botão para apertar): cornetas, trombones,bombardinos, trompas, tubas, etc.

Por não possuírem botões, esses instrumentos tocam duas outrês notas musicais, exigindo que exista na corporação vários instrumentospara, em conjunto, produzirem o som de um instrumento completo e com os devidospistos.

Fanfarra com um Pisto tem instrumentos da família da percussão einstrumentos da família dos metais, mas com um pisto (um botão para apertar). Nessecaso, os instrumentos alcançam mais algumas notas.

Banda Marcial tem instrumentos da família da percussão einstrumentos da família dos metais, já completos e com todos os recursosconvencionais (os pistos) para alcançar todas as notas.

Banda Musical tem instrumentos da família da percussão,instrumentos da família dos metais, completos e com todos os recursosconvencionais e instrumentos da família das madeiras: flautas, clarinetes,saxofones, etc.

A Fanfarra deCaieiras é uma Fanfarra Simples. A Fanfarra da Escola Otto Weiszflog era umafanfarra com um pisto, bem como a fanfarra da Escola Benedito Fagundes Marques(Befama), de Franco da Rocha.

A OrquestraFilarmônica Melhoramentos de Caieiras era uma Banda Musical antes de se tornaruma orquestra.

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!