Data: 27/11/2011

Hexa campeã nacional, Fanfarra de Caieiras volta a ser uma grande vencedora

Após15 anos sem participar de um Concurso Nacional, a Fanfarra Marcial SimplesWalther Weiszflog de Caieiras foi a grande campeã, em 27/11, na cidade deLorena (SP), no Vale do Paraíba.

Essa é a sextaconquista de um título nacional na história da Fanfarra, que representaCaieiras em diversas cidades do país, há mais de 40 anos. Competindo com outrascorporações, no concurso promovido pelaConfederação Nacional de Fanfarras e Bandas, aFanfarra de Caieiras além de sagrar-se a grande vencedora, com 762 pontos – amaior pontuação entre todas as categorias do campeonato – teve seu CorpoCoreográfico, sob a coordenação de Silvana Barbosa, premiado com o títulode Vice-Campeã, por uma diferença de apenas meio ponto do primeiro colocado.

“Pudemossoltar aquele grito que estava preso na garganta: ‘é campeã!’, ‘hexa campeã!’”,comemora Célia Bitencourt, maestrina que rege a Fanfarra desde 2007.

Acorporação iniciou sua apresentação marchando e tocando o dobrado Brasília,adaptação de José Branco Zuglian. Para a avaliação dos jurados, tocou as peçasTransformações, composição do músico caieirense, Antonio Carlos Lopes Junior, eFor The Fallen, do americano David Shaffer. Encerrou a apresentação comSaideira, do grupo Skank, arranjo de Célia Bitencourt.

Uma nova etapa

Essa vitória marca uma novaetapa para a Fanfarra Marcial Simples Walther Weiszflog de Caieiras, que mesmo passandopor vários percalços - a morte de cinco componentes, em 1994; a saída forçada da sede elocal onde a Fanfarra havia nascido e consequente redução do número decomponentes, entre 1996 e 1997; a morte do seu maestro, fundador e líder,Zilton Bicudo, em 2001; e a quase extinção da corporação, no início de 2004 -,seguiu sua vocação, reafirmando a reputação construída ao longo de décadas nocenário musical brasileiro.

“Váriaspessoas, no seu devido momento, ajudaram muito nessa superação”, destaca Céliaque, juntamente com o marido, Renato Masiviero, e o casal Camila Bianchini eMarcelo Ribeiro, iniciaram em 2004, o trabalho de reconstrução da Fanfarra de Caieiras. “Graçasa Deus pudemos contar com a permanência de alguns componentes e com o auxiliodo professor, maestro e trompetista, José Branco Zuglian”, lembra a maestrinaque também destaca a colaboração de vários diretores da Associação Amigos daFanfarra de Caieiras e pais de alunos, “que sempre estavam presentes paraqualquer coisa, desde limpar o chão, até acompanhar nas apresentações”.

Céliaainda comenta que nesse caminho, muitas pessoas chegaram para ajudar.Ex-componentes retornaram para tocar, dançar ou ensinar. “Fomos crescendo poucoa pouco. Sempre formando crianças e jovens, ensinando a arte da música e dadança, a arte de ser uma Fanfarra. Mantivemos nosso estilo, nossa marcha, mastambém incorporamos novidades. E agora o resultado está aí”, celebra aMaestrina.

O diretor executivo da Associação Amigos daFanfarra de Caieiras, Renato Masiviero, que participa da corporação há 31 anos, destaca adedicação de todos os envolvidos nessa conquista. “Parabéns a todos oscomponentes e instrutores, que se empenharam nos ensaios e nas aulas durante oano inteiro. Valeu a pena cada minuto que passamos juntos, em busca dessaconquista!”, celebrou. Parabéns ao grupo de apoio, tão importante na realizaçãodas nossas atividades! Obrigada a todos que diretamente ou indiretamentecolaboram com a Fanfarra de Caieiras”.

Presença em 2011

Este ano, aFanfarra de Caieiras participou das eliminatórias para o Concurso Estadual queaconteceram em Amparo e em Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo; doconcurso em Francisco Morato; da classificatória para o Nacional, realizada em Jambeiro(SP), e, finalmente do Concurso Nacional, em Lorena(SP).

Tambémrecepcionou cerca de 60 corporações que participaram do 22º Concurso deFanfarras e Bandas de Caieiras, tradicional evento da cidade, resgatado em 2010pela atual administração municipal e realizado em outubro.

Maestros que fizeram história na Fanfarra

Zilton Bicudo (1970 a 2001)

Luiz Crema (2001)

Marcelo Menegatti (2002 a 2003)

Luiz Crema (2003)

Zé Branco (2004 a 2007)

Célia Bitencourt (2007 até omomento)


Veja também:

» Álbum de fotos: Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas - Lorena

Parceiros

Newsletter

Receba as últimas notícias em seu e-mail. Cadastre-se!